sexta-feira, julho 22, 2011

A Leitura nos Ajuda

O valor da leitura de auto ajuda

     O livro é um instrumento riquíssimo que precisa ser mais estimulado sua leitura. Através dele podemos aprimorar nosso lado criativo; desenvolver o intelecto; ampliar os horizontes; viajar pelos sentimentos; estender o vocabulário; desenvolver a dimensão espiritual; saber o que pensa os grandes personagens da história e através deles nos orientarmos Enfim, o livro é um poço inesgotável de cultura, entretenimento, conhecimento, auto ajuda, etc.

     O livro é o registro da história; é a evolução da sociedade; é o combustível que conduz a vida. O livro é a matéria prima da arte responsável pelas diversas outras manifestações artísticas como canções, filmes, peças teatrais...

     Iniciei esta introdução para falar também sobre uma característica tão importante do livro que é a auto ajuda. Embora, os críticos de literatura tecem suas reticências sobre esta modalidade de leitura, vemos que na atualidade são os mais vendidos. Este auto índice de vendas se deve porque o livro é uma extensão do conhecimento humano, espiritual e psicológico.

     Não há como negar que as pessoas vivem sempre procurando ajuda, respostas vivem angustiadas. Hoje há muitos especialistas que atuando em diversas áreas, com suas experiências do dia a dia contribuem com a publicação de livros de auto ajuda à sociedade de um modo geral, estendendo assim seus conhecimentos.

     Há muitas pessoas que estão em busca de paz, de reflexões espirituais, por outro lado, há vários espiritualistas. Sendo assim, nada mais natural que tendo o dom da escrita por meio publicações de livros estes (espiritualistas) expõem seus vastos conhecimentos. 
     Hoje um imenso numero da sociedade está envolvida com drogas familiares, jovens, adultos. A drogadição  cada dia que passa é mais preocupante, sendo assim, exige uma atenção especial a esta parcela da sociedade. Esta atenção está tanto na prevenção como no tratamento. Há muitos que atuam nesta área e que estão escrevendo varias literaturas de auto ajuda,  visando dar sua contribuição a esta parcela da sociedade envolvida com drogas com informações, orientações à prevenção.

     Como alguém que escreve este tipo de literatura também, vejo o livro de auto ajuda sobre este tema de suma importância por alguns aspectos e característica especifica da drogadição que quero expor em síntese.

     Sabemos que este assunto (drogas) ainda há diversos tabus, mitos para serem vencidos como o preconceito social sobre as drogas e os usuários; a falta de assistência para os que procuram tratamento; as diversidades de informações contraditórias. Enfim, muitas respostas ainda que precisam ser dadas.

    Questão relacionada ao preconceito colabora para que famílias, jovens, adultos simples usuários ou já dependentes não se expõe procurando tratamento. Desta forma os livros de auto ajuda são ferramentas importantíssimas e indispensáveis para este público, pois, neles (livros) encontrarão informações para que saiam de seus anonimatos partindo para a ação perdendo o receio, o medo.

     Há determinados usuários, dependentes químicos, famílias que a simples leitura de livros referente a este tema é suficiente para redirecionarem suas vidas sem até mesmo precisar buscar outro tipo de abordagem terapêutica.

  A grande maioria de publicações deste gênero literário (auto ajuda) especificamente o tema drogas são publicados por autores, escritores com aprofundamento neste assunto. São publicados por profissionais como médicos, psiquiatras, psicólogos, por agentes que atuam no tratamento, ex dependentes químicos. Enfim, pessoas que estão ligados ao assunto sejam com conhecimento acadêmico, cientifico; sejam com experiências pessoais ou com experiências pelos anos de atuação.

     Finalizando, a leitura sempre trás alguma forma de enriquecimento e no caso da leitura de auto ajuda é também uma literatura que deve ser estimulada.. Este tipo de leitura é uma terapia pessoal, singular onde o leitor tem a oportunidade de expor seus sentimentos sem necessidade de expor a sua pessoa. Também estimula leitores sair de seu anonimato, buscando ajuda para seus problemas sejam eles psíquicos ou biológicos.

Então gente tente ler um livro ,revista ,jornal ,pois em toda leitura voce vai aprender algo
por mai simples que seja o asunto.Ese vc na tem ideia de que livro ler ,comece pela biblia.
uma boa leitura e beijossSS!



Nenhum comentário:

Postar um comentário