sexta-feira, agosto 12, 2011

O SOL ,Ê SEUS EFEITOS

O Sol é uma estrela comum tanto no que se refere a suas dimensões, seu estágio de evolução e sua composição quanto a sua situação na galáxia chamada Via Láctea. Trata-se de uma massa gasosa, mais ou menos esférica, localizada a 150 milhões de quilômetros da terra. Se considerar que a velocidade da luz é de 300.000 Km/s, a luz do sol demora 8 minutos e 18 segundos para percorrer a distância Sol-Terra. O seu raio é 109 vezes superior ao da terra ou seja, 695.000 Km e sua massa é 333.000 vezes superior à da terra.
Estas cifras são enormes, mas é interessante observar que o Sol é menos denso que a terra e apenas mais densa que a água (densidade da água = 1, sol = 1,41 e terra = 5,32). A temperatura das camadas externas do sol é de aproximadamente 6.000 º C. As camadas intermediárias tem cerca de 1 milhão de graus, o que é pouco comparado com a prodigiosa temperatura das camadas internas que se eleva entre 16 e 20 milhões de graus!

Os raios solares


Os raios solares não são compostos somente de radiações luminosas visíveis. O espectro desses raios incluem uma série contínua de radiações eletromagnéticas, cujas ondas tem comprimento entre 10-7 mm para os raios gama, e 2x1010, ou seja 20 Km, para as ondas de rádio.

Efeito do sol na pele

O sol é o principal responsável pelo envelhecimento da pele e pelo surgimento do câncer. Especialmente durante o verão, devido às férias, ficamos mais tempo ao ar livre e expostos ao sol, aumentando o risco de queimaduras solares. Exatamente nesta época, o ultravioleta B, principal causador do câncer da pele, apresenta maior intensidade, por isso, todos os cuidados devem ser tomados para evitar a ação danosa do sol.


Seguindo as orientações abaixo, você poderá aproveitar o melhor do sol protegendo sua pele:

1. Evite exposições prolongadas e repetidas ao sol. Queimaduras solares acumuladas durante a vida predispõem ao câncer da pele.

2. Evite se expor ao sol nos horários próximos ao meio-dia. O horário entre 10 e 16 horas tem grande incidência de raios ultra-violeta B, principais responsáveis pelo surgimento do câncer da pele. Procure a sombra neste período.

3. O bronzeamento ocorre gradativamente, após os primeiros dias de exposição. A pele leva 48 a 72 horas para produzir e liberar a melanina, pigmento que dá cor à pele. Portanto, não adianta querer se bronzear em um só dia. Ficar muito no sol não vai acelerar este processo. Você só vai se queimar e as queimaduras promovem danos irreversíveis para a pele.
Você não quer ficar assim, quer?

4. Use sempre barracas de praia, bonés, viseiras ou chapéus. Cerca de 70% dos cânceres da pele ocorrem na face, proteja-a sempre. Não se esqueça de proteger os lábios e as orelhas. As barracas devem ser grossas, para bloquear bem a passagem do sol.

5. Aplique generosamente o filtro solar, 20 a 30 minutos antes de sair ao sol. Este é o tempo necessário para a estabilização do protetor solar na pele, de modo que sua ação ocorra com maior eficácia. Faça isso de preferência em casa, sem pressa. Lembre-se de reaplicar o filtro a cada 2 horas ou após mergulhar.

6. Use filtro solar com FPS 15 ou maior. FPS é a abreviação de Fator de Proteção Solar e significa que usando um filtro com fps=15 sua pele levará 15 vezes mais tempo para ficar vermelha do que sem proteção. Pessoas de pele muito clara ou que tenham sardas, devem usar filtros com FPS 25 ou maior para garantir uma melhor proteção.

7. Peles claras e pessoas ruivas exigem maiores cuidados, pois são mais propensas ao câncer da pele. Pessoas de pele muito clara raramente se bronzeiam, portanto não insista em querer se bronzear, você só vai se queimar e danificar sua pele.

8. Mormaço também queima. Não se engane.
Mesmo nos dias nublados, até 80% da radiação ultravioleta pode atravessar as nuvens e chegar à Terra. Portanto, use filtros solares também nestes dias.

9. Filtro solar deve ser usado diariamente. Se você se expõe ao sol diariamente, mesmo que não seja na praia, use filtro solar nas áreas expostas para evitar o dano solar que se acumula durante os anos de vida.

10. A proteção das crianças é responsabilidade dos pais! Proteja as crianças e estimule os adolescentes a se protegerem. Este é um hábito que deve ser formado desde cedo. Cerca de 75% da exposição solar acumulada durante a vida ocorre até os 20 anos de idade, sendo muito importante a proteção solar nesta época da vida.

Fonte: Dermatologia.net