terça-feira, outubro 25, 2011

Qual a cor do seu teto?

Já ouviu falar na Associação “One Degree Less?
Com uma atitude simples de incentivo e propagação de conhecimento, esta associação está na atividade em prol da preservação ambiental com o objetivo de diminuir as temperaturas nos centros urbanos.
Como?
Distribuindo certificados de colaboração ambiental para todas aquelas pessoas que pintarem seus tetos de branco.
Isso mesmo: branco.

E tudo isso envolve estudos e pesquisas que valem a pena conferir.

Segundo pesquisador da Lawrence Berkley National Laboratory, a utilização de telhados escuros só aumenta o nível da temperatura:
“A monitoração de mais de 10 edifícios na Califórnia e na Flórida demonstra que o uso de tetos frios poupa, para os moradores e proprietários de imóveis, de 20 a 70% do uso anual de energia de resfriamento.”



“A maioria dos tetos planos são escuros e refletem só até 20% da luz solar. Pintados de branco ou outra cor clara, com reflexão de 0,60 ou mais, os efeitos da incidência solar diminuiriam. Cada 100 m2 pintados compensam 10 t de emissão de CO2.”
“Se somente os tetos tivessem suas cores escuras substituídas, pode-se conseguir uma compensação de 24 bilhões de toneladas de CO2. Se em 20 anos todos os tetos forem pintados, teremos o efeito de retirar metade dos carros que rodam em todo o mundo a cada ano deste programa. Isso possibilitaria um atraso nos efeitos do aquecimento global.”




De acordo com esse estudo, a pintura de telhados e lajes superiores com cores claras reduz a temperatura no interior das edificações em cerca de 6°C, pois o branco reflete até 90% dos raios solares, enquanto a telha cerâmica comum absorve essa mesma porcentagem de calor.
Pra deixar sua vida mais verde, aposte no branco. :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário